27 de novembro de 2009

Nasceu

Tudo começou com uma vontade.

Uma vontade de fazer alguma coisa de diferente pelo local onde vivemos, ou talvez por nós mesmos, mas tudo começou com uma vontade. Do nosso lado, a vontade de estudar jornalismo, de ser um agente noticiador, de tentar transformar a realidade e a nossa realidade. Do outro lado, a vontade de mudar a vida de pessoas que já não tinham esperança, que precisavam de ajuda e precisavam se ajudar.

Do nosso lado, entramos na universidade. Conhecemos pessoas, agregamos valores, e aprendemos que o mundo vai muito além dos muros e portões da universidade. Do outro lado, eles se uniram, e criaram uma Cooperativa. Sabe, Cooperativa? O dicionário explica até de uma forma bem bonita o que é uma Cooperativa: "associação de consumidores ou de produtores que, eliminando a exploração dos intermediários etc., exerce quaisquer atividades econômicas em benefício dos associados, sem lucro". Éramos universitários; eles, cooperados. Colaboradores entre si, deles e para eles.

Do nosso lado, ouvimos e aprendemos acerca da Comunicação Comunitária. Do lado deles, viviam a comunicação em comunidade, batendo de porta em porta e ensinando a respeito da coleta seletiva do lixo, da separação de lixo orgânico do lixo reciclável, e ensinando, principalmente, um pouco de cidadania.

Aqui, fomos instigados a criar um produto, um veículo de comunicação para uma comunidade. Lá, eles precisavam se comunicar. E então esses caminhos se cruzaram.

Agora, o que queremos é passar pra eles essa criação, ajudá-los a comunicar suas necessidades, seus ensinamentos, comunicar que o mundo precisa ser mais seletivo. O que esperamos é que esse esforço em criar um jornal, um blog, um twitter, seja recompensado, não para nós. Nós queremos que eles sejam recompensados. Que eles tenham os seus objetivos atingidos, que eles consigam mudar o local onde vivem, e suas próprias vidas.

Para nós? O que nós esperamos é que esses caminhos não se separem. Que nós possamos continuar aprendendo uns com os outros, e que o aprendizado se torne real. Faça parte de uma vida real. Bem mais distante, bem mais além do virtual.

Aqui não nasce uma comunidade. Aqui nasce apenas uma nova forma de se comunicar.

[texto escrito pelos alunos do 4º semestre de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul]

Nenhum comentário: