27 de novembro de 2009

A inclusão que preserva o meio ambiente

O meio ambiente não é a única preocupação na CRUFFI. A inclusão social é uma questão presente na cooperativa que, quando pode, não hesita em oferecer trabalho para aqueles que o mercado fecha as portas.

Inicialmente, a CRUFFI foi formada por desempregados com mais de 40 anos. Eles não eram, mas se tornaram catadores em virtude das necessidades. Além de desempregados a cooperativa já teve ex-presidiários, que não conseguiram se reabilitar no mercado de trabalho por falta de oportunidades. “Já tive dois ex-presidiários aqui. Uma trabalhou por seis meses. Um rapaz trabalhou aqui por quatro anos, e nunca me deu problema”, diz a presidente da CRUFFI, Zilda Felix.

Dona Zilda não nega trabalho àqueles que recorrem à cooperativa. “Pessoas que já estiveram presas, que recorrem ao trabalho da CRUFFI, eu não digo não, eu pego. Eu gostaria que todas as pessoas aqui fossem indicadas, mas nem sempre isso acontece. E eu não os pego quando está fraco o serviço”, diz dona Zilda.

Atualmente a CRUFFI conta com 10 cooperados, mas apenas 5 estão trabalhando. O senhor Guilherme França, 46, é frentista, mas há um ano está desempregado. Há quatro meses, Dona Zilda o convidou para trabalhar na cooperativa. Para seu Guilherme, “esse trabalho é muito importante para a limpeza do meio ambiente, e também está sendo um emprego direta, e indiretamente”.

A CRUFFI passa por um momento difícil, pois o volume de material que gera a renda dos cooperados está fraco, e o veículo, que é uma ferramenta essencial para eles, está em falta. “A situação deles é um pouco triste, porque agora o trabalho está pouco e isso é um fracasso grande dentro da cooperativa, porque nós estamos sem um veículo. E a cooperativa funcionar sem um veículo é difícil, e por isso deixei muitos sem cargo por falta de serviço aqui dentro”, conta dona Zilda.

A prestação de serviço à sociedade, através da coleta de materiais recicláveis, aliada à conscientização ambiental é a função exercida pelos trabalhadores da CRUFFI. “A CRUFFI para nós é um meio de vida, um trabalho. A gente tá ajudando o meio ambiente, a limpar praticamente a rua, catar tudo o que o pessoal joga fora, um plástico, papelão, papel. A gente trás pra cá e recicla”, concluiu o cooperado, Rubens Barbosa.

texto escrito por Marjorie Luz, para o Jornal da Cruffi

Nenhum comentário: