4 de dezembro de 2009

Empregos Verdes: uma alternativa para os desempregados

No Brasil, a economia verde gera diretamente 1 milhão e 500 mil empregos, segundo Organização Internacional do Trabalho (OIT), e até o ano de 2050 esse número pode chegar a 2 bilhões. As áreas de atuações, variam entre os setores de pesquisa científica, energias e combustíveis renováveis, coleta seletiva, artesanato, entre outros rumos. A reciclagem é a responsável por um terço dos “empregos verdes” e emprega 500 mil pessoas, segundo a OIT.
A Cooperativa de Coleta Seletiva e Reciclagem (CRUFFI), em Itaquera, zona leste, é um exemplo em que a preservação do meio ambiente foi a motivação para a geração de renda. Ela foi fundada quando um grupo de desempregados decidiu unir forças para criar a cooperativa, que já teve 150 cooperados, segundo a diretora da CRUFFI, Zilda Felix. Hoje, apenas dez cooperados fazem parte da instituição, porém só 5 atuam efetivamente, a redução no número é devido a falta de material reciclável. “Com a redução do material tive de dispensar muitos cooperados. Não temos um caminhão para transportar nossa reciclagem. Aquilo que separamos são doações de moradores próximos a CRUFFI, de pessoas que trazem de carro ou dos ‘bags’ que carregamos pelo bairro. Mas todos os nossos cooperados ganham até um salário mínimo”, explicou a diretora Zilda Felix.
O artesanato é a atividade que mais gera empregos indiretos segundo a coordenadora de comunicação do CBCS (Conselho de Construção Sustentável) e consultora em marketing e sustentabilidade, Vivian Blaso. “Não existem dados exatos sobre o número de pessoas que desenvolvem peças de artesanato, no Brasil, porque não é algo que exige licença para a execução e sim a criatividade e esforço de cada indivíduo.”, afirma a consultora.

Nenhum comentário: